STF suspende transferência de Lula para presídio em Tremembé
Por 10 votos a 1, ministros defendem a permanência do petista na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR).
POLÍTICA
Por Thaiane Firmino
![]() |
Foto: G1 |
A maioria do ministros concordou que o petista tem direito a uma Sala de Estado Maior, apesar do ordenamento jurídico brasileiro não contemplar hipóteses de recolhimento nesse tipo de ambiente para cumprimento de pena, conforme destacou em decisão a juíza da 12ª Vara Federal de Curitiba, Carolina Lebbos.
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também defendeu que Lula não seja transferido para um presídio comum. Preso desde abril do ano passado na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba (PR), o petista cumpre pena pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). A sala que ele ocupa possui uma cama, duas mesas, banheiro adaptado com chuveiro elétrico e televisão.
Caso do triplex
A primeira denúncia formal da Lava Jato do Paraná contra Lula foi feita em 14 de setembro de 2016. Seis meses antes o petista havia sido conduzido para dar explicações sobre benesses da empreiteira OAS por meio de obras no triplex do Guarujá (SP).
Em julho do ano seguinte o ex-presidente foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em janeiro de 2018 a sentença foi confirmada pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e a pena foi aumentada para 12 anos e um mês de prisão.
Três meses depois o Supremo tribunal Federal (STF) negou habeas corpus impetrado pela defesa de Lula, que foi preso. Em seguida, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a condenação, mas diminuiu a pena para 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão.
STF suspende transferência de Lula para presídio em Tremembé
Reviewed by Thaiane Firmino
on
quarta-feira, agosto 07, 2019
Rating:
