7X1: Alemanha humilha Brasil em semifinal de Mundial
Após goleada histórica, jogadores do Brasil choram e torcida brasileira revive vexame dos anos 20.
ESPORTE
Por Thaiane Firmino
![]() |
Foto: IG |
Os alemães pareciam tranquilos e se sentiam muito à vontade no gramado do Mineirão. A seleção brasileira entrou em campo concentrada e cantou o hino como de costume, à capela. Após 10 minutos do apito inicial a Alemanha fez o primeiro gol da partida. O Brasil não criou as chances necessárias e a seleção alemã aproveitou as oportunidades.
Há quem diga que não havia defesa na seleção brasileira e que a ausência do zagueiro Thiago Silva foi mais sentida do que a do atacante Neymar. Outros atribuem o bom desempenho alemão aos “caprichos” de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, já que os “gringos” foram recebidos calorosamente no litoral baiano. Até o ritmo de “Tieta” foi citado como combustível para os jogadores. O certo é que os 7 gols da equipe foram marcados com eficácia e tranquilidade. Futebol parece mesmo ser praia de alemão.
O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, assumiu a culpa. “Quem é o responsável quando a equipe se apresenta? Quem é colocado como técnico? Quem é responsável pelas escolhas? Sou eu. Então, os jogadores também vão tentar assumir a responsabilidade pelo resultado catastrófico, mas a escolha da parte tática foi minha”, disse. Sobre a partida, Felipão comentou o comportamento da equipe: “Estivemos perto do gol deles. Se tivéssemos feito ao menos um, após termos tomado o primeiro, poderíamos ter chance. Não fizemos. Nosso emocional foi afetado. Tivemos outras chances, mas era o dia em que tudo que a Alemanha fazia dava certo”, resumiu.
Para os torcedores o sentimento é de frustração. “Esse jogo foi desastroso! Uma prova de que um apagão pode transformar um time preparado em um cruel algoz”, disse o pedagogo Carlos Boock, que assistiu à partida em casa. Para Soraia Ferraz, que se deslocou de Salvador (BA) à Belo Horizonte (MG) para acompanhar a semifinal, a partida foi vergonhosa. “Eu não estava esperando um jogo bonito da nossa seleção. Porque para jogar bem é preciso muito treino, muita relação, o que foi o caso da Alemanha, que além de treinar por sete anos, preservando o mesmo time e treinador, jogou com competência. Mas nunca vi um chocolate tão ruim. Preferia não ter que experimentar”, desabafou a decoradora.
As hashtags #BrasilJogaPraMim, #OcampeãoVoltou #VaiQueDáBrasil, dentre outras, foram as mais citadas pelos torcedores nas mídias sociais ao longo dos últimos 26 dias. Mas, não foi desta vez. A seleção brasileira entrou em campo, porém seus jogadores não. Apatia e pouco futebol foram as características que reinaram na equipe. Aos 28 minutos do primeiro tempo o Brasil já perdia de 5 a 0. A Alemanha parecia não considerar o placar e jogou com seriedade até o final da partida. O atacante alemão Miroslav Klose entrou para a história como o maior artilheiro da Copa do Mundo, com 16 gols.
Até então, o pior resultado da seleção brasileira ocorrera na Copa América, disputada no Chile, no ano de 1920, quando o Uruguai venceu o Brasil por 6 a 0. Agora, além de perder uma semifinal de Mundial, o Brasil assistiu a Alemanha brincar em campo. No segundo tempo a seleção alemã confirmou a vitória que já estava definida, marcou mais 2 gols. O meia Oscar fez o gol de honra da equipe brasileira no final da partida. Ao que parece, chegou o momento do povo brasileiro voltar à realidade. O circo acabou e o pão está escasso. E, aí?! Vai ter volta às ruas?!
7X1: Alemanha humilha Brasil em semifinal de Mundial
Reviewed by Thaiane Firmino
on
terça-feira, julho 08, 2014
Rating:
