Header Ads

PT cria ONG na Bahia e desvia milhões para o cofre do partido



O Instituto Brasil foi criado em 2004 e funcionava como uma espécie de travessia do dinheiro público para os cofres do PT.    

  POLÍTICA  
Por Thaiane Firmino

Foto: Veja

O Instituto Brasil foi fechado em 2010, mas as irregularidades da entidade foram alardeadas em 2014 pela presidente da entidade, Dalva Sele Paiva. Segundo ela, R$50 milhões foram tirados dos pobres e destinados aos políticos do Partido dos Trabalhadores (PT). E acredite, o dinheiro saiu do Fundo de Combate à Pobreza (FCP).

Escondido por trás da nomenclatura de organização não governamental (ONG), o Instituto tinha a missão de facilitar a construção de casas próprias, com dinheiro federal, para pessoas de baixa renda na Bahia. Em 2008, a entidade foi escolhida pelo governo do estado para construir 1.120 casas, as quais nunca foram entregues. O Instituto sempre atuou com desenvoltura no estado, principalmente depois da posse do governador Jaques Wagner (PT), em 2006. No entanto, em 2010, a ONG passou a ser investigada pelo  Ministério Público da Bahia por suspeita de desvio de dinheiro. "Faltavam-nos provas", explicou a promotora responsável pela investigação, Rita Tourinho, que comemora os novos fatos que surgiram para comprovar a falcatrua.

O esquema funcionava da seguinte forma: o Instituto Brasil recebia os recursos, simulava a construção das casas e repassava o dinheiro para os candidatos do partido. Como os convênios eram assinados com as administrações petistas, cabia aos próprios envolvidos a tarefa de fiscalizar. Logo, o PT se encarregava de arrumar as notas frias que justificavam as despesas. "O Instituto Brasil sempre serviu como um banco para o partido. Com os recursos de convênios para a construção de casas populares a gente empregava as pessoas do PT, dava apoio aos militantes que estivessem passando por dificuldades e alimentava as campanhas", confessou Paiva, que também irá responder judicialmente por participação no esquema.

Seguindo os exemplos de Lula (PT), com o Mensalão, e de Dilma (PT), com o Petrolão, o governador da Bahia afirmou que não sabe de nada referente aos desvios. E o dinheiro do povo? Ah, esse continua servindo, ainda que em outros pastos,  para "encher as burras" do PT e financiar caixa eleitoral de campanhas por aí.
PT cria ONG na Bahia e desvia milhões para o cofre do partido PT cria ONG na Bahia e desvia milhões para o cofre do partido Reviewed by Thaiane Firmino on terça-feira, setembro 23, 2014 Rating: 0

Recent Posts

Football