Header Ads

Torcedores robôs para um time em crise



Robôs mostram cartazes com mensagens transmitidas na internet. 

  TECNOLOGIA  
Por Thaís Firmino

Foto: Divulgação

O Hanwha Eagles, time de baseball sul-coreano, que já acumula 400 derrotas nos últimos cinco anos, encontrou uma forma de manter a torcida. Os “santos budistas”, como são chamados os torcedores do clube, usaram robôs para substituir sua presença física nos estádios, os denominados "fanbots".

Cantar, animar a torcida, levantar cartazes digitais (que são redigidos on-line durante a jogo), fazer “ola”, e ainda exibir imagens, inclusive o rosto do próprio torcedor no visor, são as principais funções dos robóticos. Os fãs podem ficar longe dos estádios, assistir as transmissões ao vivo e controlar as máquinas através de computadores, tablets ou celulares que contenham o aplicativo do time.

Mesmo passando pela pior crise da história, a equipe sul-coreana conseguiu atrair os olhares do mundo inteiro com essa inusitada inovação, principalmente porque a Coreia do Sul é dona de uma das redes de banda larga mais rápidas do mundo. Este ano, o 4G do país será 240 vezes mais rápido do que a rede móvel brasileira.

"Se receber limões, faça uma limonada", diz o ditado popular que se aplica muito bem ao novo estilo de torcer do Hanwha Eagles. O editor da revista SportBusiness International, Matt Cutler, elogiou a ideia como uma alternativa aos torcedores que não podem comparecer a todos os jogos. “É também uma forma de monetizar. Os clubes podem cobrar, mesmo que pouco, para dar aos torcedores um ponto de vista alternativo”, disse em entrevista ao jornal BBC.

Neste caso, o benefício de uma torcida composta de “fanbots” está na passividade dos humanoides. Sem ameaças, sem brigas, sem confusão. Além disso, os bonecos de lata podem proporcionar uma atmosfera diferente aos confrontos e se tornar, em detrimento do Hanwha Eagles, um bom motivo para atrair mais torcedores humanos. Pelo sim ou pelo não, resta acreditar que o investimento nos torcedores robóticos vai se traduzir em bons resultados para o time decadente.
Torcedores robôs para um time em crise Torcedores robôs para um time em crise Reviewed by Thaiane Firmino on terça-feira, julho 29, 2014 Rating: 0

Recent Posts

Football