Header Ads

Corpos dos mortos na queda do avião da Malaysia Airlines foram retirados dos escombros



A aeronave caiu na última quinta-feira (17) em área controlada pelos separatistas apoiados pela Rússia, no leste da Ucrânia.

  INTERNACIONAL  
Por Thaiane Firmino

Foto: Tribuna Hoje

O vôo MH17 fazia a rota entre Amsterdã e Kuala Lumpur quando a aeronave caiu próximo a vila Grabovo. A região concentrou vários episódios de confrontos entre a Ucrânia e os separatistas pró-Rússia nos dias que antecederam a queda do avião. O país acusa os rebeldes de praticarem ato terrorista. Já os separatistas garantem que a aeronave foi atingida por um jato da força aérea ucraniana. O episódio agravou ainda mais a crise entre os dois lados e a própria Rússia.

A Ucrânia defende que os rebeldes destruíram evidências de crime internacional no local da queda da aeronave e condena a limitação de acesso para realização de investigações. Segundo o presidente dos Estados Unidos da América(EUA), Barack Obama, “há indícios de que o avião foi derrubado por separatistas apoiados pela Rússia”. Ele acrescentou também que a ajuda dada por Moscou aos rebeldes inclui armamentos antiaéreos. O governo Russo manifestou perplexidade diante das conclusões do país norte americano. Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia demonstrou insatisfação ao identificar “representantes oficiais de outros países apressarem-se em fornecer suas versões da catástrofe”. Para os russos, o julgamento prévio poderá influenciar no andamento do processo.

Com tantas controvérsias, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou na sexta-feira (18) um comunicado onde solicita uma "investigação internacional independente e completa". Cem passageiros do vôo da Malaysia Airlines eram pesquisadores e especialistas que iriam participar de uma conferência internacional sobre a Aids, em Melbourne, na Austrália. Um deles era Joep Lange (59), que trabalhou desde 1983 no Centro Médico Universitário de Amsterdã, presidiu entre 2002 e 2004 a Sociedade Internacional sobre a Aids, foi jornalista da BBC e demonstrava muito interesse por questões de saúde pública. O pesquisador viajava com a esposa e deixou cinco filhos.

Das 298 pessoas que estavam a bordo, 80 eram crianças. Dos corpos encontrados, 169 serão analisados por especialistas internacionais para que sejam desvendados detalhes do ocorrido. O país com o maior número de vítimas foi a Holanda, com 192 mortos.
Corpos dos mortos na queda do avião da Malaysia Airlines foram retirados dos escombros Corpos dos mortos na queda do avião da Malaysia Airlines foram retirados dos escombros Reviewed by Thaiane Firmino on domingo, julho 20, 2014 Rating: 0

Recent Posts

Football