Brasileiros reduzem apoio à Copa do Mundo
Preocupados com a crise econômica, brasileiros recuam no apoio à Copa e expõem preocupação quanto à corrupção na construção dos estádios.
ESPORTE
Por Thaiane Firmino
![]() |
| Foto: Compartilhe Isso |
Faltam pouco mais de três meses para a Copa do Mundo 2014. Mas será que a opinião dos brasileiros sobre o evento permanece a mesma desde o anúncio de que a realização se daria no Brasil? Pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 19 e 20 de fevereiro, aponta que não. O apoio foi reduzido de 79%, em 2008, para 52% este ano. O maior responsável pela queda na aprovação é a evidência de que a vida econômica do país irá piorar.
A parcela que ainda considera o evento importante para o país se encontra nas regiões Nordeste (80%), Norte e Centro Oeste (76%). São homens, jovens e que têm interesse por futebol, revelou o levantamento. Quase 30% da população do Brasil entende que a Copa do Mundo não será relevante para o país. Nessa esfera, estão incluídos os mais ricos e moradores das regiões Sul e Sudeste.
Outro fator que preocupa o povo brasileiro é a segurança nas ruas e nos estádios. Dos participantes da pesquisa, 60% acreditam que o Brasil está despreparado para manter o controle cotidiano durante a competição. No quesito transporte, a desconfiança também é grande. Apenas 45% acredita que a locomoção será tranquila e confortável. Já quanto aos aeroportos, mais da metade avalia como bom.
Entre os escolarizados a preocupação predominante é outra. Quase 80% dos entrevistados pelo Datafolha acreditam que há corrupção nas obras da Copa do Mundo. A desconfiança dessa fatia da população tem fundamento. A utilização de cerca de 20 bilhões de reais para as construções é questionável. A quantia revela extravagância e, apesar do alto investimento, dos doze estádios que receberão partidas da competição, cinco ainda não foram inaugurados.
Brasileiros reduzem apoio à Copa do Mundo
Reviewed by Thais Firmino
on
sexta-feira, fevereiro 28, 2014
Rating:
Reviewed by Thais Firmino
on
sexta-feira, fevereiro 28, 2014
Rating:
